segunda-feira, fevereiro 28

ENTREVISTA COM CLÁUDIA BRANDÃO ( TV Clube)

Aqui segue a Primeira parte da entrevista com a jornalista Cláudia Brandão. Mulher dedicada que ama o que faz e o mais importante : faz o que ama.
Essa profissional que está no jornalismo há mais de 20 anos é uma raridade de simpatia.Quando solicitamos esta entrevista a ela, prontamente se mostrou solícita mesmo trabalhando muito arranjou um tempinho para nós do PORTAL 8.
Espero que agrade a todos.

Cláudia, sendo você editora chefa do Bom Dia Piauí, carrega em si uma grande responsabilidade: fechar um telejornal. Como é sua rotina de trabalho atualmente?
R- É uma rotina bem puxada. Acordo diariamente às 5h da manhã e, em pouco tempo, já estou na TV para checar se há alguma informação nova que ainda não estou sabendo ou para editar alguma matéria  feita mais tarde. Checo novamente o script preparado na noite anterior e acompanho todo o telejornal, fazendo as modificações necessárias, próprias de um programa ao vivo.  Durante todo o restante da manhã procuro pautas e entrevistas interessantes para o programa do dia seguinte.  À tarde, retorno à TV para a edição de matérias e redação do script. Esse trabalho costuma ir até às 21h, 21h30. Toda sexta-feira, participo ainda de um quadro fixo de entrevista especial feita ao vivo durante o Bom Dia.

Jornalista é uma profissão que exige 24hrs de serviço, e você dedica boa parte divulgando notícia pelo seu micro blog pessoal.  Hoje você se sente realizada com o que faz? E a emissora (TV Clube) cobra muito de você?
R-Graças à Deus, gosto muito do meu trabalho. Do contrário, não conseguiria levar uma rotina tão puxada, já que no jornalismo nós não temos direito a feriados ou finais de semana.  A emissora cobra um padrão de qualidade diferenciado, que é o padrão Globo de jornalismo, com o qual nós já nos adaptamos e temos prazer em realizar, pela ética e responsabilidade desenvolvidas. Quanto ao microblog ( twitter) tornou-se uma paixão. Entre uma matéria e outra, gosto de abrir uma janela para postar alguma informação nova. O imediatismo e o alcance do twitter são fascinantes.

A Rede Globo, como todos nós conhecemos, exige um padrão de qualidade de suas afiliadas em todos os programas que vão ao ar. Existe alguma restrição, ou seja, alguma matéria ou programa que sejam vetados por incompatibilizar com essa exigência de qualidade?
R- As restrições dizem respeito a tudo que possa agredir a boa informação ou que firam a integridade das personagens envolvidas. Pelo nosso manual não divulgamos notícias sobre suicídios, por exemplo, assim como não informamos o valor de resgate de sequestros para não estimular a ação de bandidos. Também temos o cuidado de não exibir imagens muito chocantes de tragédias ( como corpos carbonizados ), já que os horários de telejornais coincidem com os de refeições em família ( café, almoço e janta). São cuidados que temos para informar sem agredir o nosso telespectador .
Cláudia, você trabalha com a ‘’matéria bruta’’ do jornalismo, posso dizer assim; Qual a notícia, fato ou curiosidade que mais lhe chamou a atenção?
R_ Já vi tanta coisa que é até difícil dizer. As tragédias sempre chamam a atenção. E uma das mais recentes foi a da barragem de Algodões, até mesmo porque poderia ter sido evitada.

Você trabalha na TV Clube há quanto tempo?
R- Há 22 anos. Comecei como repórter quando ainda era estudante de jornalismo.

Como você divide seu tempo  para o trabalho e para o lazer em família, consegue conciliar duas tarefas?
R-Está ficando cada vez mais difícil. Rs,RS. Atualmente, só sobra o sábado, quando normalmente tenho um monte de tarefas domésticas acumuladas, e o almoço de domingo. Este é sagrado. Faço questão de almoçar com toda a família na casa da minha mãe.


E Quarta-feira, não Percam! A publicação da 2ª parte da entrevista com Cláudia Brandão.

3 comentários:

Unknown disse...

De parabéns o Portal 8 pela excelente escolha, sentia falta de uma entrevista com esta jornalista,já que a considero uma profissional ética e com compromisso com a verdade.

ElinePaulo disse...

Parabéns ao Portal pela escolha da entrevistada. A Cláudia além de ser uma grande profissional (me enche de orgulho) é maior ainda como ser humano, "é admirável". Tempo não é problema, ela sempre consegue fazer tudo que gosta.

Anônimo disse...

Parabéns! gostei bastante da entrevista, admiro o trabalho dessa jornalista que é um orgulho para o nosso Estado.