sexta-feira, dezembro 9

P8 ENTREVISTA - Lia Formiga (parte 2)

Continuando com a 2ª parte da entrevista cedida por Lia Formiga ao P8. Jornalista,  apresentadora e gourmet. Lia Formiga agora nos conta um pouco do vínculo com seus anunciantes, seus próximos projetos  e conta tudo sobre a vida amorosa. Uma entrevista deliciosa!

Como foi encarar um gênero pouco explorado na TV local, sendo que na maioria das vezes, para se manter no ar é preciso “vender bem”, ou seja, ter muitos anunciantes?
Eu hoje tenho uma família, ganhei uma família, meus patrocinadores são isso. Já tenho intimidade de frequentar festas na casa deles e de estar conversando por telefone. Não conhecia nenhum, bati a porta mesmo, foi na aventura, indo atrás. E achando alguns patrocinadores, eles me indicaram outros. Um foi indicando o outro. Hoje a gente faz parte de uma família, eu não consigo mais pensar minha vida sem eles na minha rotina, no dia a dia. Tenho muito que agradecer à Novafapi, a Cristina Miranda, que foi uma pessoa espetacular para esse programa dar certo. A Lívia Guimarães com a Dell Anno. O Cláudio também. A Serv Cozinha, em nome do Seu Geraldo e do Wallisson. Foram pessoas fundamentais. O James Andrade que é do Tempero da Vovó. A Casa das Linhas, o Jupi, enfim todas essas pessoas que apostaram no escuro. Por que o programa ainda não estava no ar.

Uma pausa, Lia vai agora para a gravação do último bloco do programa (...)
Retomada ( 5 min. depois)
Agora provando o cuzcuz 40 preparado pela participante do programa, ela nos responde:

Apesar de ter um foco muito especifico, inclusive com o cenário já numa cozinha, o programa tenta diversificar. Recentemente você foi a São Paulo mostrar a Feira Internacional de Gastronomia Prazeres da Mesa Brasil-Itália. Quais serão os próximos destinos?

O espaço gourmet esse ano de 2012 vai ser bastante itinerante. A gente está programando um roteiro  para cobrir esses grandes eventos gastronômicos. Próximo ano em São Paulo nessa feira que eu fui que para mim é o maior evento enogastronomico do Brasil e acontece do dia 5 ao dia 9 de novembro, mas antes disso eu já vou está em SP porque vai ter uma feira de doces e decoração. Uma feira de panificação em junho. A equipotel, que é outra feira de equipamentos de tecnologia para cozinha e a Feira Prazeres da Mesa. Mas nesses intervalos, a gente vai procurar ir para cidades aqui por perto que tem os nossos festivais de gastronomia e prestigiar a culinária local. E temos também viagens agendadas para Recife.

E a resposta do público? Como é nas ruas, alguém já te pediu alguma receita pessoalmente?
Eu não consigo mais fazer supermercado tranquilo e rápido. Adoro o carinho, sou bastante receptiva e a frase que eu mais escuto nas ruas é: “Nossa mais na televisão você é tão gordinha...” E no ar eu já digo: “é a roupa, e tudo, também estou num regimezinho, é difícil gente!” E toda hora me perguntam o que fazer para a comida, o que colocar. Aí eu paro, vou conversar, dar dicas, dar receitar, anotar. E isso acontece até com os participantes. O ex-deputado Leal Júnior ainda hoje é surpreendido nos lugares com pessoas que chegam com papel e caneta para que ele anote as receitas dele. Eu acho isso legal, esse feed back, que recebo muito bem, não há um telespectador que eu não atenda. A Laiana é uma telespectadora que conheci pelo facebook, trocando receitas e eu atendo a todos, sempre que posso.

Tem pretensão em fazer duas edições semanais do programa?
 Sim, sim, tudo pode acontecer. Ele já tem reprise, pode até se tornar diário, talvez, não sei. Mas é uma coisa que vai requerer um longo tempo. Não para agora, mas em longo prazo.

Agora te pergunto: e o público masculino, assiste ao programa? Geralmente eles são mais tímidos na cozinha.
Sim. Inclusive meu programa compete com horário de jogo, mas eu tenho ficado besta! Outro dia eu entrei numa loja de carnes e tomei um susto, a mulher disse: “Olha amooor, é ela!” – Meu marido é seu fã, faz suas comidas.
Outro dia fui deixar um convite na casa de uma amiga minha e o segurança: “Essa é a Lia Formiga num é?” Eu posso dizer que de 100% do público, 40% ou mais é masculino.

A idealização de uma revista gourmet nos moldes piauiense é uma experiência inédita. É um novo desafio para você?
É um novo desafio. Contei com a ajuda de grandes profissionais, de vários chefs que fazem parte dessa edição e com apoio do meu marido que é o editor-chefe e foi quem me ajudou muito, o Ananias. Eu sou a diretora e ele é o editor e a gente montou junto esse trabalho. Ele editou juntamente com os amigos, com o Tupi (designer gráfico). É uma revista gostosa, onde você não irá encontrar somente receitinhas, pois terá matérias legais com colunas de doces, bebidas, enfim é uma revista completa para quem gosta de se informar bem de tudo o que há de novidade aqui no Brasil, Regional e, fora do Brasil.

 Explica pra gente como vai funcionar essa revista. Qual o diferencial aparentemente que ela vai trazer em relação às nacionais?
Vai ser uma revista trimestral. A próxima sai no finalzinho de fevereiro e começo de março. Ela está trimestral, mas pretendo torná-la no máximo mensal, pois tem muito conteúdo pra isso e estou me organizando, já que tem público e eles me cobram muito.
 -A tendência é crescer mais e mais?

É sim. Como te falei, pretendo abandonar a área do jornalismo porque estou com outros planos para a área gastronômica.


O que ainda falta fazer na TV e fora dela para você se tornar realizada?
Acho que já me realizei na TV. Estou caminhando para deixar o programa no ponto de levar para qualquer lugar por aí afora. Já recebi muitos elogios, já mandei meus vídeos pra fora e chefs que já passaram por Ana Maria Braga e Edu Guedes e foram ao Espaço Gourmet dizem que a estética do programa e o programa em si, não deixa nada a desejar a qualquer outro nacional.

Falando de amor agora. Lia você já é casada tem uma filha. Jornalistas os dois e pela 2ª na mesma empresa. Como foi esse encontro com Ananias Ribeiro?

- Faculdade. Comecei a fazer a faculdade de jornalismo, tranquei um período, aí depois voltei e caí na sala dele. Ele não gostava de mim, me achava metida, mas eu acho que já era o coração dando algum sinal. Ele depois viu que realmente estava era interessado e começou a mandar cartinhas. Ainda hoje guardo o primeiro bilhete que ele me mandou. O primeiro que recebi dele na faculdade e depois disso começamos a namorar, durante 5 anos de curso naquele vai e volta, e o resultado deu nisso. Um casamento e uma filha linda, graças a Deus, a Analy.


A Analy é a alegria da casa...?
É a alegria da casa, é o xodó, é a minha maior fã. Fala de mim no colégio. As professoras me falam que ela diz na escola que a mãe dela tem um programa que chama-se Espaço Gourmet no Meio Norte.

Ela assiste ao seu programa?

Assiste. Já veio aqui, participou do especial do Dia das Crianças e participa muito dos bastidores porque come muito!

Como é a Lia em casa. Você que fica no comando da cozinha?
Não, não fico porque eu trabalho o dia todo. Mas adoro receber os amigos em casa para fazer alguma coisa. Mas no final de semana sim. No fim de semana, a panela é minha! Quando não temos gravação aqui no sábado, eu estou sempre no comando da cozinha. Geralmente, gosto de preparar mais à noite. Já que no final de semana eu corro muito, várias coisas para organizar de casa, dar atenção a filha, à família.

Finalizando. Quais são as novidades para 2012 na revista, no programa e na TV?
Na TV o novo cenário que acho difícil ficar mais bonito do que esse aqui.  Tem a revista. O site e a grife que estarei lançando. Muita coisa aí pra 2012!

- Vai sentir falta? Vi que você já estava se despedindo da cozinha...
Sim, sim. Acho esse cenário perfeito e já recebi muitos elogios a respeito.

O Portal 8 agradece a Lia Formiga pela simpatia e pela honra de nos conceder esta entrevista.

Nenhum comentário: