quarta-feira, março 2

ENTREVISTA COM CLÁUDIA BRANDÃO ( TV Clube) 2ª PARTE

E nesta 2ª parte, Cláudia responde questionamentos sobre política, profissão, twitter.
Sobre política, confira a sua opinião.
''A profissão sempre vale à pena para quem gosta e tem vocação'' 
E logo no começo, ela revela o que todo mundo quer saber:
Existe mesmo um rixa entre o governo e a TV Clube? - Acompanhe a seguir.




Em 20/08/10 foi publicado no portal 180graus a seguinte manchete: "Jornalista diz que Wilson Martins 'quebrou acordo' e não foi dar entrevista. " No qual a entrevistadora era você, no momento ficou claro que as relações entre Wilson Martins e TV Clube não eram das melhores. Inclusive você chegou a publicar no twitter que Wilson estaria ‘fugindo da raia. ’Sobre esse assunto o que tem a esclarecer, existe mesmo esse mal entendido?
R- Eu não era a entrevistadora. Ele seria entrevistado no PI TV 2ª Edição, dando sequência a uma série de entrevistas com os candidatos. Foi muito chato porque todos os outros candidatos participaram, com a exceção dele, que já havia combinado. É sempre uma frustração quando o entrevistado não comparece a uma entrevista. Mas nunca houve relações estremecidas entre ele e a emissora , mesmo porque sempre o tratamos com o máximo respeito.  Na época da campanha gravei uma entrevista com o então candidato Wilson Martins na sua residência que, meses depois, ele me disse ter sido a melhor entrevista que ele havia concedido naquela época.

Sobre a profissão, o que você tem a comentar? E para os que sonham em ser jornalistas, vale à pena seguir a carreira? O mercado necessita de novos jornalistas ou não há mais espaço para eles?
R- Sempre vale à pena para quem gosta e tem vocação. Mas é preciso deixar claro que, ao contrário do que parece, não há nada de glamour ou facilidade nesta profissão. Ao contrário, é um trabalho que exige muita dedicação, disciplina e quase nenhum descanso. É um trabalho de emoção, mas, acima de tudo, de transpiração. O mercado tem e terá espaço para os bons profissionais, aqueles que realmente têm competência e estão dispostos a trabalhar incansavelmente em busca de uma boa notícia.

A respeito do twitter, o qual você faz uso cotidianamente para postar notícias relevantes sobre o Estado. Foi um instrumento que auxiliou e tornou mais dinâmico a forma de trabalhar o jornalismo?
R- O twitter é fantástico, sem querer fazer qualquer tipo de trocadilho global. Informações que, ás vezes, não rendem uma pauta na TV, ganham uma ótima repercussão no twitter. Além disso, ele é ágil, objetivo, interativo e uma boa fonte de notícias.

E o jornalismo no Piauí, como você considera? A ética ainda é uma marca forte para o bom exercício da profissão?
R-Acho que o jornalismo piauiense oscila entre momentos bons e outros nem tanto. Em alguns momentos, vejo uma certa pendência para o jornalismo chapa branca, o que é muito triste, porque a natureza do jornalismo é o questionamento. Mas felizmente, estes são casos isolados. Tem muita gente boa na imprensa piauiense.

Bem, acabamos de passar por um período de eleições onde vários candidatos surpreendentes se lançaram na política, como dois exemplos: Tiririca (sucesso nas urnas) e Popó. Cláudia você acha que o voto, representa fidedignamente aquilo que o Brasil merece e vive atualmente?
R-Os parlamentares e gestores eleitos refletem os eleitores que os colocaram lá. Infelizmente, em um país de pouca leitura e pouca cultura, falsas celebridades ganham notoriedade rápida e acabam ocupando o lugar que deveria ser destinado aos bons políticos ( uma espécie rara, mas ainda existente). De qualquer forma, mesmo com esses percalços, ainda não inventaram sistema político melhor do que a democracia. Pelo menos, a gente tem a chance de trocar os eleitos a cada quatro anos.

A entrevista é um meio prático e bem aplicável a vários casos do jornalismo, e inclusive é um dos meios que estamos usando para chegar até você. Você como entrevistada e entrevistadora como considera essa questão?Tem algo a comentar sobre alguma entrevista que já fez?
R-Adoro entrevistar. É o que mais gosto de fazer no jornalismo. Já fiz várias entrevistas memoráveis, não daria para citá-las todas agora.

Agradeço a sua disposição em colaborar com o nosso trabalho, e fico feliz  por você ter sido a nossa primeira entrevistada. Você é uma jornalista de muita credibilidade e muito solícita, foi um prazer ter feito essa entrevista direcionada a você.
R´Obrigada, eu é que agradeço a atenção e a gentileza a mim dispensadas. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Fantástica a entrevista com Cláudia Brandão, e não poderia ser diferente tratando´-se de uma das maiores jornalistas do nosso meio. PARABÉNS!

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa brilhante de entrevistar Cláudia Brandão, jornalista competente, brilhante e que merece todo o nosso aplauso.

Anônimo disse...

Vocês foram felizes na escolha, a Cláudia Brandão merece todo nosso respeito pelo brilhante trabalho conquistado com muito respeito e amor. Parabéns!

Lígia Ferreira disse...

Acertaram na escolha! Cláudia Brandão 'só' é uma das melhores jornalistas desse meio sim, é competente, inteligente, está estampado em si que ama o que faz e sabe muito bem fazer o jornalismo de forma coerente e digna. É uma profissional brilhante, enfim, é só elogios. Uma ótima entrevista!